sexta-feira, 29 de maio de 2009

Final de época

Boas pessoal,

Quero-vos dizer que apesar de não termos conseguido ganhar o TUL, temos várias razões para estarmos satisfeitos com a época que fizemos.
Em relação à época transacta era muito difícl fazer melhor em termos de resultados e objectivamente, os resultados não foram melhores. Ainda assim, o objectivo principal foi cumprido e esse sim era o mais importante, aliás como foi assumido por todos nas conversas que tivemos no início da época.
Em relação à Taça da Adesl, penso que aí foi onde tivemos a nossa pior prestação, apesar de não ter estado presente e de saber que fizemos um grande jogo contra uma grande equipa.
No TUL, tenho-vos a dizer que devem estar orgulhosos do que conseguiram. Foi um tornieo disputado nuns moldes diferentes daqueles a que estamos habituados, num terreno diferente e contra mais equipas do que nos anos passados. A verdade é que das equipas da universidade de lisboa, nós fomos os melhores. Bem sei que como referiu o david, vitórias morais não nos interessam, mas a verdade é esta, continuamos a ser a melhor equipa da universidade de Lisboa.
E se, os resultados deste ano não foram tao bons como os do ano passado, devo-vos dizer que houve outros aspectos em que melhorámos muito e que constituem objectivos de médio/longo prazo desta equipa.
Conseguimos cimentar uma estrutura, enquanto equipa, enquanto grupo. A assiduidade aos treinos foi muito superior que no ano passado, tivemos sempre desde outubro até maio, dois treinos por semana (digno de uma equipa federada).
Houve jogadores que evoluíram imenso este ano, e que, se tornaram uma opção muito válida para a equipa. Basta recordarmos os jogos deste ano e verificamos que foram utilizados mais jogadores e num maior período de tempo que no ano passado.
Praticámos em vários jogos um futsal mais atractivo que no ano passado, conseguimos ter mais bola e construir mais jogadas de perigo.
Meus amigos, a verdade é esta: este ano somos mais equipa que no ano passado. E esta tem sido a evolução que temos querido ao longo destes anos. O Marco iniciou um projecto que visava, antes de conseguirmos os resultados, criar uma estrutura sólida da equipa de futsal da nossa faculdade. Ao longo dos anos em que ele esteve presente, essa estrutura solidificou-se de ano para ano e penso que ele criou bases, criou uma equipa, tornou-nos competitivos, deu-nos muitas bases técnicas e táticas, para podermos crescer. Sendo que ao mesmo tempo, conseguimos atingir resultados, óptimo!
Este ano já conseguimos trabalhar sobre essas bases e tornar-nos uma equipa mais culta taticamente, ao mesmo tempo que atingimos o principal objectivo (a manutenção)
Deixámos de ser uma equipa de 2ª, para sermos uma equipa que ombreia com qualquer equipa do futsal universitário com mais jogadores que no passado e recorrendo a mais sistemas táticos.
Uma palavra de apreço também para o David, que teve a coragem de assumir este projecto e pelo que sei teve também a arte e o engenho para nos levar longe no TUL, parabéns e obrigado!
E basicamente a minha mensagem para vocês é a seguinte:
Sintam-se orgulhosos pelo que conseguiram até aqui, sintam-se orgulhosos por fazerem parte deste projecto e tenham a ambição de para o ano fazer mais e melhor, de modo a conseguirmos um dia atingir o que todos queremos...FPCE campeão universitário de lisboa e que daqui a muitos anos, quando já tivermos velhotes e com uma barriga considerável(há uns que já estão a trabalhar para isso), nos reunamos para uma jantarada e para um futebolada com os então jogadores da nossa faculdade e possamos dizer, eu faço parte disto e estive cá no início...

P.S: Quem quiser vir recuperar do ano intensivo para o Brasil e preparar a próxima época, está convidado, casa não vos falta...ouvi dizer que o luisão já veio e o bruno aleixo também...sabem tanto esses dois...

Abraços

2 comentários:

Subterranean Homesick Alien disse...

É de realçar este contributo do Pedro, que além de ter estado à frente da equipa na maior parte da época, tem agora uma percepção, de fora, do nosso percurso enquanto equipa, nos 4 anos que já leva este projecto.

Concordo com ele quando diz que em termos de resultados era muito dificil fazer um ano ingual ao anterior, em que ganhámos praticamente tudo, e também me parece que o essencial foi conseguido (manutenção), permitindo-nos, ao mesmo tempo, ganhar experiência nestas andanças, tendo em conta o futuro da nossa equipa.

Julgo também que tivemos uma prestação razoável na taça (era um jogo de tripla, que no ano anterior tinhamos ganho em penalties), e uma excelente prestação no Tul, apenas ofuscada por aquela derrota final e por, como disse, não sermos uma equipa de vitórias morais mas sim que procura ganhar troféus todos os anos, e tem condições para enfrentar qualquer equipa de futsal universitário.

Importa também realçar que, de facto, evoluímos bastante individualmente (disse-vos, por diversas vezes, que notei uma enorme evolução em todos quando cheguei, fruto desta experiencia na primeira divisão), mas principalmente como equipa. E, aquilo para o qual mais procurei contribuir, como grupo!Temos percorrido um caminho longo e seguro, e julgo que temos uma base sólida para continuarmos a ser muito competitivos nas temporadas seguintes. E, importa ñunca esquecer que ainda temos um enorme espaço de evolução, e tentei também alertar-vos individualmente para esse aspecto. Não podemos nem devemos perder as aquisições que, com muito trabalho, fizemos ao longo do ano, e a principal derrota para mim (mais do que qualquer jogo ou competição) é perdermos elementos na próxima época, pois todos são essenciais nesta equipa. Espero que por isso todos se mantenham de corpo e alma neste projecto, e que possamos juntos fazer mais uma grande temporada.

Agradeço a todos as mensagens de apoio e reconhecimento por este trabalho, mas elas devem estender-se aos que me apoiaram neste tempo (Hugo, Guga e Macedo), e a toda a equipa que teve um comportamento exemplar, enorme esforço e dedicação a esta camisola.

Abraço,
Dave

guga disse...

AGORA JA GOSTO DE OUVIR FALAR!
VAMOS A ISTO PESSOAL.QUE TAL O TITULO?UM ULTIMO ESFORÇO PARA VERMOS A FPCE COMO CAMPEÂ UNIVERSITÁRIA?I´M IN!


GUGA