sábado, 30 de maio de 2009

Jantar da equipa

Malta,

chegou a altura de combinarmos o prometido jantar da equipa. Avançaram com a próxima quinta feira como data possível, o que vos parece? Por mim é ideal porque volto no dia anterior. O local sugerido também é do meu agrado (atrás da católica, ao pé da minha antiga casa), pois já fizemos lá outros jantares memoráveis (só nos falta o cromo da outra vez). Aguardo o vosso feedback, porque era bom que conseguissemos fazer um jantar em que todos estivessem presentes. Os membros da claque estão também convidados, bem como os antigos alunos, também por sugestão vossa.

Abraço,
Dave

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Final de época

Boas pessoal,

Quero-vos dizer que apesar de não termos conseguido ganhar o TUL, temos várias razões para estarmos satisfeitos com a época que fizemos.
Em relação à época transacta era muito difícl fazer melhor em termos de resultados e objectivamente, os resultados não foram melhores. Ainda assim, o objectivo principal foi cumprido e esse sim era o mais importante, aliás como foi assumido por todos nas conversas que tivemos no início da época.
Em relação à Taça da Adesl, penso que aí foi onde tivemos a nossa pior prestação, apesar de não ter estado presente e de saber que fizemos um grande jogo contra uma grande equipa.
No TUL, tenho-vos a dizer que devem estar orgulhosos do que conseguiram. Foi um tornieo disputado nuns moldes diferentes daqueles a que estamos habituados, num terreno diferente e contra mais equipas do que nos anos passados. A verdade é que das equipas da universidade de lisboa, nós fomos os melhores. Bem sei que como referiu o david, vitórias morais não nos interessam, mas a verdade é esta, continuamos a ser a melhor equipa da universidade de Lisboa.
E se, os resultados deste ano não foram tao bons como os do ano passado, devo-vos dizer que houve outros aspectos em que melhorámos muito e que constituem objectivos de médio/longo prazo desta equipa.
Conseguimos cimentar uma estrutura, enquanto equipa, enquanto grupo. A assiduidade aos treinos foi muito superior que no ano passado, tivemos sempre desde outubro até maio, dois treinos por semana (digno de uma equipa federada).
Houve jogadores que evoluíram imenso este ano, e que, se tornaram uma opção muito válida para a equipa. Basta recordarmos os jogos deste ano e verificamos que foram utilizados mais jogadores e num maior período de tempo que no ano passado.
Praticámos em vários jogos um futsal mais atractivo que no ano passado, conseguimos ter mais bola e construir mais jogadas de perigo.
Meus amigos, a verdade é esta: este ano somos mais equipa que no ano passado. E esta tem sido a evolução que temos querido ao longo destes anos. O Marco iniciou um projecto que visava, antes de conseguirmos os resultados, criar uma estrutura sólida da equipa de futsal da nossa faculdade. Ao longo dos anos em que ele esteve presente, essa estrutura solidificou-se de ano para ano e penso que ele criou bases, criou uma equipa, tornou-nos competitivos, deu-nos muitas bases técnicas e táticas, para podermos crescer. Sendo que ao mesmo tempo, conseguimos atingir resultados, óptimo!
Este ano já conseguimos trabalhar sobre essas bases e tornar-nos uma equipa mais culta taticamente, ao mesmo tempo que atingimos o principal objectivo (a manutenção)
Deixámos de ser uma equipa de 2ª, para sermos uma equipa que ombreia com qualquer equipa do futsal universitário com mais jogadores que no passado e recorrendo a mais sistemas táticos.
Uma palavra de apreço também para o David, que teve a coragem de assumir este projecto e pelo que sei teve também a arte e o engenho para nos levar longe no TUL, parabéns e obrigado!
E basicamente a minha mensagem para vocês é a seguinte:
Sintam-se orgulhosos pelo que conseguiram até aqui, sintam-se orgulhosos por fazerem parte deste projecto e tenham a ambição de para o ano fazer mais e melhor, de modo a conseguirmos um dia atingir o que todos queremos...FPCE campeão universitário de lisboa e que daqui a muitos anos, quando já tivermos velhotes e com uma barriga considerável(há uns que já estão a trabalhar para isso), nos reunamos para uma jantarada e para um futebolada com os então jogadores da nossa faculdade e possamos dizer, eu faço parte disto e estive cá no início...

P.S: Quem quiser vir recuperar do ano intensivo para o Brasil e preparar a próxima época, está convidado, casa não vos falta...ouvi dizer que o luisão já veio e o bruno aleixo também...sabem tanto esses dois...

Abraços

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Final FPCE 2- 4 AAA FDL

Não quis escrever nada a quente sobre este jogo, e julgo que nos fez bem a todos ter uns dias para digerir esta derrota. Se há um ano o Pedro dizia que estava a escrever o post que mais desejava, de tal forma que nem sabia bem o que dizer, este é certamente o sentimento inverso.

Vou começar pelo fim - fizémos um percurso fantástico nesta competição, com jogos épicos, grandes momentos de futsal, um desejo enorme de vencer, reforçamos a coesão na equipa, ´trabalhámos de forma séria para que no final fossemos nós a festejar. Não aconteceu, mas devemos manter a cabeça erguida pelo nosso trabalho, reconhecendo que, por mais inglória que tenha sido, quem nos ganhou foi melhor que nós e mereceu o primeiro lugar. Não é fácil, depois de eliminar os adversários directos, perder pela 2ªa vez com a mesma equipa, que conheciamos bem, sabiamos os pontos fortes e os pontos fracos, mas mesmo assim voltámos a ser batidos, de forma muito idêntica. Se isso acontece, temos de reconhecer mérito no adversário e aceitar que não fomos a melhor equipa da competição, porque o que interessa é quem mete mais vezes a bola dentro da baliza adversária. Esse é sempre o melhor, o que no final faz a festa, e nenhum de nós quer vitórias morais. Dito isto, assumo por completo a responsabilidade na hora da derrota, pois todas as decisões foram unica e exclusivamente tomadas por mim. Vocês deram tudo o que tinham, e se não ganhámos não foi certamente por falta de esforço e ambição. Agradeço-vos a todos pela enorme dedicação que tiveram nestes últimos dois meses, e em particular aos 3 capitães, que desde o primeiro dia foram meus aliados na gestão da equipa.

Quanto ao jogo em si, ao contrário do que tem sido habitual desde que oriento a equipa, em que geralmente começamos mal e corremos atrás do prejuízo, começou bem para o nosso lado. Marcámos muito cedo, ao fim de 2 ou 3 minutos, e pegámos muito bem no jogo, de forma muito concentrada, gerindo bem os ritmos e os momentos de transição. Por essa altura dava impressão ser impossível o que se seguiu depois na segunda parte. Ainda no primeiro tempo, tivemos mais algumas oportunidades para ampliar o marcador, e esse foi o nosso melhor período. Mesmo com as mudanças que fomos introduzindo, continuámos a criar oportunidades e não as concedemos ao adversário. Quem não marca arrisca-se a sofrer, e mesmo que até aí estivessemos impecáveis a defender, sofremos um golo em contra ataque, onde após o lance de bola parada nosso não fomos suficientemente rápidos a recuperar a posição. Fomos para o intervalo empatados e com a convicação que tinhamos capacidade para mudar o rumo dos acontecimentos, e mais uma vez marcámos a abrir, numa excelente jogada do Hugo, concluída pelo Macedo. A partir daí foi tudo muito semelhante ao jogo da primeira fase - perdemos a concentração, começamos a errar passes, com dificuldade em sair, demos espaço ao adversário, vimos ainda o Ricks brilhar com uma defesa impossível (a melhor do torneio, na minha opinião)e sofremos um golo estranho, em que sem se saber bem como a bola aparece dentro da baliza. Sentimos o golo e nunca mais pegámos no jogo, nem mesmo com as alterações introduzidas. O cansaço fez-se notar, e não conseguimos voltar a assumir o jogo e a ter a bola no pé com naturalidade, algo que devemos rever no futuro, pois todos temos de ser capazes de contribuir para isto e não esperar que seja um ou dois a levar a equipa às costas nestes momentos. O terceiro golo deles surge já perto do fim, quando tentávemos ir para a frente marcar, e o quarto logo no minuto seguinte, acabando com o jogo. Em poucos minutos perdemos um jogo, algo que estamos habituados a sermos nós a fazer.

É importante salientar que, mesmo com alguns momentos menos felizes, e das muitas provocações mútuas com os apoiantes do adversário durante o jogo, a equipa no geral aceitou esta derrota, felicitou os antigos alunos de direito (a quem nenhum de nós tem nada a apontar e que tiveram uma atitude muito correcta no final do jogo) e saíu do campo de cabeça erguida, mesmo tendo em conta a enorme frustração que todos sentiamos.

Por último, uma palavra especial ao Beto, decisivo na nossa passagem à final, e que a muito custo não pode participar neste jogo, devido a uma lesão contraída no último lance do último treino antes do jogo.


O 5 inicial foi:
Ricks
Guga
Hugo
Macedo
Quaresma

Jogaram ainda:
João
António
Miguel

Não jogaram:
Tiago
Humberto

Golos: Macedo x2 (de volta às chuteiras antigas...)


Segue-se agora o final de época, com um jantar de equipa e um torneio para descontrair um pouco. Aguardo o vosso feedback ao mail que enviei, e quando estiver tudo combinado deixo aqui o post.

Abraço,
Dave

sexta-feira, 22 de maio de 2009

1/2 final FPCE 4 - 3 Letras

Num jogo épico como não há memória na nossa equipa, derrotámos um dos grandes favoritos à conquista final e qualificámo-nos para o último jogo. Esta equipa era também uma velha conhecida nossa (embora sem os mesmos contornos de rivalidade), mas mesmo assim foi cuidadosamente estudada e avaliada, de modo que nunca nos senti à partida tão preparados para um jogo como este. Tudo foi analisado ao pormenor, todos sabiamos o que eles iriam fazer e o que nós tinhamos que fazer. Por isso a enorme confiança e convicação que tinha de que em 40 minutos estariamos na final.

O jogo foi, de facto, uma final antecipada. Teve de tudo - momentos de grande qualidade ofensiva, boas jogadas de ambas as equipas, erros defensivos, problemas de arbitragem, intensidade, competitividade extrema - e no final saímos vencedores deste jogo de loucos. Começamos bem a partida, mas acabámos por errar defensivamente, permitindo que o adversário se colocasse em vantagem. Igualámos ainda na primeira parte ("el trem" ao seu estilo), fomos para o intervalo confiantes, regressámos sofrendo o 2-1 injustamente, voltámos a igualar e, quando nada fazia esperar, sofremos o 3-2, já muito perto do final. Um desconto de tempo, a 3 minutos do fim, voltou a fazer a diferença. Como depois disseram, é preciso ter coragem para estar a perder, numa meia final, tão perto do fim, e fazer o grito da equipa com aquela convicção imensa que iriamos dar a volta. E demos... em 3 minutos dois golos do Beto (primeiro depois de um trabalho fantástico do hugo, e o segundo num pontapé canhão de livre de 10 metros, a segundos do apito final) deram-nos uma vitória histórica, que nos coloca novamente numa final.

Agora o adversário é a equipa de antigos alunos de direito, que me arrisco a dizer que é a mais díficil que encontrámos até agora e que temos muito que respeitar.

o 5 base foi:
Ricks
Guga
Hugo
Beto
Macedo

Jogaram ainda:
Quaresma
João
António

Golos: Hugo e Humberto x3

Quartos de final - FPCE 1 - 1 Direito B (2-1 em g.p.)

No primeiro jogo a eliminar defrontámos os nossos velhos conhecidos e rivais de direito. Depois de jogos muito intensos e competitivos nas finais do ano passado, aguardávamos com expectativa mais este confronto. Apesar de termos entrado bem em campo, acabámos por sofrer um golo de bola parada, ainda muito cedo. Depois foi o regresso aos nossos melhores momentos - cabeça, enorme garra, luta, combatividade, capacidade de sofrimento, competitividade e uma vontade de ganhar inabalável. A 5 minutos do fim perdiamos quando pedi o desconto de tempo, passados poucos minutos o pé esquerdo do Guga carregou-nos a todos para a decisão por grandes penalidades. Aí, e apesar de termos começado em desvantagem, fomos mais fortes (mais uma fantástica defesa do Ricks) e fizemos a festa no final. Estávamos, pelo terceiro ano consecutivo, nas meias finais desta competição.

Este jogo foi ainda marcado por provocações mútuas que, pelo menos fora de campo, devem terminar.

O 5 base foi:
Ricks
Guga
Hugo
Humberto
Macedo

Jogaram ainda:
João
Quaresma
António

Golo: Guga
Grandes penalidades: Miguel e Guga

5º Jogo FPCE 3 - 1 9pontos

Entrámos na ultima jornada com tudo praticamente decidido, e só uma derrota pesada com esta equipa colocaria a nossa passagem em causa. Também já não podiamos ascender ao primeiro lugar porque, apesar de até termos tido uma diferença de golos muito superior aos antigos alunos de direito (o que nos garantiu o melhor 2º lugar do torneio), tinhamos desvantagem no confronto directo. Aproveitámos para descansar os lesionados e dar novas oportunidades na equipa titular, algo que fizémos em todos os jogos (todos os elementos da equipa foram titulares pelo menos uma vez durante a fase de grupos). A equipa de 9 pontos, composta por alunos e funcionários de ciências, era claramente inferior a nós, e foi num clima que convidava à descontracção que acabámos por fazer um jogo com uma enorme qualidade ofensiva, em que criámos o maior número de oportunidades que vi até hoje num jogo de futsal, mas que entre postes, barras, penalties e defesas impossiveis do guarda redes adversário, apenas marcámos por 3 vezes. O adversário, num único ataque que realizou, marcou o golo de honra.

o 5 base foi:
Guga
Macedo
João
Hugo
Quaresma

Jogaram ainda:
Humberto
Tiago

Golos: Hugo, Humberto x2, João ?

4º Jogo - FPCE 3 - 0 Farmácia

Este 4º encontro, face à inesperada derrota da jornada anterior, assumiu contornos de uma final, pois a nossa passagem à fase seguinte estava em causa. Foi desse forma que encarámos 40 minutos, em que tanto em termos defensivos como ofensivos fomos praticamente perfeitos, não dando qualquer hipotese a um bom adversário, e marcando os golos com toda a naturalidade. A enorme concentração e votnade com que jogámos fez a diferença, e notou-se claramente os efeitos positivos da forma como ultrapassámos a derrota anterior.

o 5 base foi:
Ricks
Guga
Hugo
Humberto
Macedo

Jogaram ainda:
João
António
Tiago
Quaresma

Golos: Guga,Beto, ?

2º jogo FPCE 2 - 3 AAA FDL

No 2º jogo do Tul sabiamos que jogávamos claramente para decidir o primeiro lugar. Depois de uma semana sem jogar por erro da organização (adiando o segundo jogo, depois de estarmos lá à espera para começar), e de esperar 30m pelo 5º jogador do adversário, acabámos por ser derrotados, por enorme demérito de todos. Começamos bem, sofremos golo no primeiro remate (de canto), demos a volta e, no segundo tempo, após uma falha defensiva, deitámos tudo a perder, perdendo organização e acabando por sofrer o 3º golo já muito perto do fim, num contra ataque após um canto nosso. Foi sem dúvida o nosso momento mais complicado do torneio, mas um jogo importante para mudarmos a nossa forma encarar todos os jogos.

o 5 inicial:
Ricks
Guga
João
Hugo
Macedo

Jogaram ainda:
Beto
António
Tiago

golos: João e Beto

1º jogo - FPCE 5 - 1 Marley brothers

Estreámo-nos na defesa do titulo conquistado a temporada passada contra uma equipa nova e desconhecida, composta por caloiros de medicina, e que surpreendentemente acabaram por chegar às meias finais. Contra nós ainda estiveram uns minutos em vantagem, mas rapidamente demos a volta e acabámos por fazer um jogo mais ao menos tranquilo, apenas marcado negativamente por bastantes falhas defensivas. Rodámos muito a equipa, demos tempo de competição e espaço a todos os elementos. O 5 base foi:

Ricks
Guga
Tiago
Macedo
António

Jogaram ainda:
Hugo
João
Humberto
Quaresma

Marcadores: Beto x2, Macedo, ?, ?

TUL 2008/09

Mesmo estando o torneio quase a terminar, vou actualizar todos os dados da nossa caminhada, por forma a que todos os que nos seguem acompanhem a nossa campanha, e também para nós próprios nos lembrarmos de tudo aquilo que juntos temos feito (os marcadores dos golos que se acusem, porque já não me lembro de tudo).

Dave

quinta-feira, 14 de maio de 2009

olá

Boas pessoal!!

Escrevo este post para vos parabenizar pelo que conseguiram desde que vim para o Brasil até agora.

Tenho falado com alguns de vocês para saber novidades e tenho gostado do que oiço.

O desaire da taça já lá vai, agora foquem-se no TUL, porque há um um título para defender.

Não vos desejo sorte porque não precisam, desde que saiam de campo com a consciência de que se esforçaram o máximo para conseguir a vitória, tenho a certeza que o resultado vai ser favorável.

Grande abraço para todos, estou convosco.

P.S.: Se conquistarem o TUL, posso-vos levar umas havaianas...ou umas brasileiras...tanto tanto!!